Ape da Dani

Queremos um projeto que faça do nosso apartamento um lugar moderno, clean e aconchegante.
Moderno porque queremos um design que reflita nossa personalidade. Temos um estilo um pouco alternativo, mas não gostamos de muitos modismos, somos do clássico preto e branco, mas queremos arriscar com algumas combinações diferentes de cores, mas nada muito chamativo. Queremos um design contemporâneo com linhas retas e minimalistas e clean porque queremos que nosso apartamento tenha a sensação de amplitude e um bom espaço de circulação entre os móveis e que, principalmente, seja aconchegante porque conforto pra nós é essencial. Por isso optamos por não ter em nossa casa uma decoração retro/vintage que prioriza o design em detrimento ao conforto, pois adoramos curtir nossa casa depois de um dia de trabalho ou nos finais de semana com nossa família.
Abaixo iremos pontuar alguns itens que gostaríamos de ter em nosso apartamento. Para facilitar separamos por cômodos

.: COBERTURA :.
A cobertura será nosso ponto de encontro. Queremos um lugar para relaxar, algo que nos remeta a casualidade e que de maneira alguma tenha obrigação de “linkar” com o design da nossa casa, aliás, que tenha o efeito contrário, que seja um ambiente “fora de casa”.
A cobertura deve contemplar uma parte coberta com cozinha, churrasqueira, pia e uma mesa para refeições, uma sala de TV com sofá para três lugares além da lavanderia. Na parte externa queremos um deck com ofurô e espaço para duas espreguiçadeiras além de um pequeno local ao ar livre. Não se esqueça de que um pequeno jardim ou uma floreira seria muito bem-vindo.

Parte Coberta: na cozinha pensamos em uma churrasqueira, pia de cuba simples para preparo de alimentos além de espaço para um fogão de quatro bocas, geladeira e um micro-ondas (todos de cor branca) que levaremos de nossa antiga casa. Também gostaríamos de ter uma mesa com seis cadeiras ou bancos para receber nossos amigos.
A sala de TV seria o local que eu, meu marido e meu filho teríamos para assistir um filme “fora de casa”, mas aqui temos um problema, pois não queríamos um móvel que “dividisse” a sala da cozinha e também gostaríamos que a TV virasse 180º para quando estivéssemos na cozinha pudéssemos assisti-la. Poderia ser um suporte giratório de teto (figura 00), mas aqui contamos com sua criatividade.
Na lavanderia queremos aproveitar o vão da escada para fazer um armário para guardar roupas e produtos de limpeza (figura 01). Nós queríamos que ela fosse fechada, separada do ambiente, mas não necessariamente com uma parede, pois não queremos que isso comprometa a sensação de amplitude que tanto prezamos, pois queremos um ambiente com conceito aberto (figuras 21 E 22).

Parte Externa: seria dividida por uma mureta de aproximadamente 1 metro de altura para fazer o canto com o final da cobertura para alocar o ofurô e o deck (figura 02). A parte de cima dessa mureta seria a(s) janela(s) para dar iluminação na parte interna e a cobertura seria fechada por uma porta de correr de vidro (figura 03).
O muro que contorna a parte externa da cobertura também deve ser “fechado” com vidro, pois o ofurô e o deck seriam mais alto que o chão e temos uma criança de três anos (figura 04).

Uma idéia: Como meu marido tem ascendência grega gostaríamos de ver uma opção com o tema mediterrâneo para a cobertura. Paredes brancas com acabamento rústico (estilo das casinhas das ilhas gregas), teto branco ou branco e azul em madeira e portas e janelas em azul marítimo. Só para enfatizar, o tema é mediterrâneo e não clássico. Sem colunas, por favor. Azul e branco, só isso, nada mais. Na parede da pia gostaríamos de ao invés de azulejos uma composição em mosaico conforme o tema proposto. Pode ser a paisagem de uma ilha mediterrânea, olho grego.
Seguem algumas imagens de referência que gostamos (figuras 05 – 10) e imagens da nossa cobertura (figuras 11 – 14).

.: COZINHA :.
Queremos uma cozinha que seja linda e ao mesmo tempo funcional, mas nada de modismo, pois será nosso lar nas próximas décadas, então muito cuidado na hora de escolher as cores porque no momento pode ficar maravilhoso, mas não sei se daqui a dez anos vamos querer ter uma cozinha amarela por exemplo.
Para a cozinha, com certeza uma pia com cuba dupla e aqueles monocomandos está na lista do “must have”, além dos outros utensílios em aço inox. Como teremos uma segunda cozinha na cobertura, não pensamos em mesa de jantar na sala, para não perder espaço, mas um balcão para pequenas refeições para nós 3, ou até para 4, seria ideal.
Como adoro cozinhar e experimentar novas receitas então todos os eletrodomésticos são indispensáveis, mas ainda
não os compramos e não temos as medidas mas com certeza um fogão cooktop, geladeira (Brastemp Inverse BRE 80 573 lts - (figura 15), micro-ondas, lava-louças e forno de embutir. Todos em aço inox ou pretos.
Na cozinha vamos há um espaço bem generoso para um grande armário (figura 16), por isso não há a necessidade de armários suspensos, mas se vocês tiverem alguma sugestão ela será bem-vinda.

.: QUARTO CRIANÇA :.
Para o quarto do nosso filho de três anos, não queremos temas infantis ligados a algum personagem (Toy Story ou Ben 10), queremos algo divertido, mas que não reflita somente sua idade atual porque nossa idéia é manter o mesmo quarto por alguns anos, ou seja, nada de cama infantil, ou conjuntos pequenos (aqueles com medidas diferenciadas), pois não iremos trocar tão cedo.
Queremos cama de solteiro tamanho padrão com uma cama extra para receber algum amiguinho além de um espaço para fazer suas atividades escolares. Essa cama extra pode servir como sofá para assistir TV ou jogar vídeo game.
Seguem algumas imagens de referência que gostamos (figuras 17 – 19).

.: BANHEIROS E LAVABO :.
Queremos a parede de fundo do banheiro, ou as paredes de dentro do box, toda coberta de pastilhas e que combine com a pia que já está instalada (figura 20), pois nem as pias e nem os vasos sanitários iremos trocar. Não queremos desenhos ou efeitos de degrade nas pastilhas.
Pensamos em cubas de apoio, quadradas ou retangulares que serão colocadas em cima da pia. Não queremos cubas redondas.
Queremos um gabinete que seja funcional, com gavetas e portas para guardar objetos do banheiro e que esconda os sifões. No lavabo não precisa de gabinete.
Queremos torneiras da pia, do banho e registro elegantes.

.: SALA :.
Como já dissemos anteriormente, somos do clássico preto e branco e não gostamos muito de modismos, mas queremos arriscar com algumas combinações, nada muito chamativo. Queremos algo sóbrio e aconchegante com predomínio do branco ou off White e que contraste com o preto e chumbo mas que contenha alguns itens em cores diferentes.
Queremos uma grande biblioteca com grandes gavetas na parte de baixo para guardar DVDs e CDs. Ela deve ir do chão até o teto e ter módulos simétricos (figuras 21 e 22) e poderia ter a opção dos fundos ter alguma cor (figura 23) que harmonize com as outras cores.
Queríamos um painel ou um rack para uma televisão de 55 (que vamos levar da nossa casa antiga), home theater e videogame, mas que tenha a função de esconder a fiação.
Queríamos atenção especial para a iluminação e do lustre para aumentar a sensação de aconchego e conforto da sala.

.: QUARTO CASAL :.
No quarto de casal queríamos a mesma sobriedade e aconchego da sala com predomínio do branco ou off White e que contraste com o preto e chumbo ou bege e marrom mas que contenha alguns itens em cores diferentes.
O guarda roupa, a cama e a televisão só podem ficar num mesmo layout devido ao ponto de TV (figura 24).
Basicamente queríamos um guarda roupa de aproximadamente 2,3 m com três portas de correr sendo que a do meio com espelho na parede da porta para aumentar a sensação de espaço, além de um recamier e cabeceira da cama em capitonê.

Sala
Cozinha
Quarto 02
Quarto 03
Filho 01
Filho 02
Bho filho
Bho casal
Cobertura
Cobertura 03
Cobertura 02
Cobertura 06
Cobertura 02
Cobertura 01
Lavabo
Bho filho
Filho 01
Bho casal
Quarto 03
Quarto 02
Cozinha
Sala 03
Sala 02
Sala
Cobertura 02
Cobertura 01
Lavanderia
Lavabo 02
Bho filho
Quarto filho
Bho casal 02
Quarto casal 2
Coz. 02
Sala 03
Sala 02
Sala 01